Carlos Gomes

São Paulo/SP

A Geometria do Espaço

A arte fascina porque permite ver de uma maneira diferente aquilo que muitas vezes não reparamos. É exatamente isso que o artista plástico Carlos Gomes faz com a série em que pesquisa a geometria de comunidades aparente caóticas que abrigam milhares de pessoas, principalmente em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.Mergulha nesse universo com uma poética caracterizada por aproximações e distanciamentos em que a linha e a cor são essenciais. Onde muitos podem ver somente confusão e desordem, o artista vislumbra um jogo de traços que aludem a edificações, vielas, escadarias e becos. Eles ganham uma rica dimensão pela

maneira como linhas retas se articulam às cores.

Surgem assim dimensões que remetem a um espaço de desigualdades, mas que ganha, pela arte, novas dimensões. O projeto estabelece densas relações entre os elementos que coloca na tela, seja nos planos que se sobrepõem ou nos portais que remontam a sensibilidades e lirismos, já que a maneira de apresentar o espaço abre novas possibilidades de interpretação.

O trabalho se dá na esfera das percepções de mundo, daquilo que é intangível e que ganha visibilidade por ser original sem perder o apuro técnico, a beleza e a sensibilidade. As complexidades do espaço são vistas assim como um mote de criação de qualidade pela busca de padrões de cor, linha e composição cada vez mais apurados.

 

Oscar D'Ambrosio

  • Facebook Clean