Hosana Araújo

Uberlândia/MG

Além do Mundo Aparente

Existem temas que são recorrentes na história da arte: o amor, o tempo e a morte são alguns deles. A forma de tratá-los varia entre os criadores visuais, seja na abordagem, tamanho, cor ou tonalidade. O que diferencia cada um está na perspectiva utilizada na construção da obra, seja mais intuitiva ou racional.Há criadores, como Hosana de Araújo, que têm, como elemento essencial, a simbologia dos elementos que pintam. Conseguem assim despertar no observador interrogações muito ricas, pois os elementos que surgem na tela são articulados de diversas formas, com efeitos obtidos

principalmente pelas cores e pela composição.

Os grandes assuntos que motivam a humanidade a pensar e a seguir em frente se fazem muito presentes. A pintura busca mergulhar no cérebro humano para retirar dali a energia e os vislumbres de uma realidade metafísica, que reporta para algum tipo de além que está na realidade visível, mas que não é facilmente identificável.

Nessa reflexão, o tempo surge como elemento essencial. A possibilidade de transformação que ele comporta é imensa. Inclui a morte, mas também a chance contínua de mudança e, nesse aspecto, as obras de Hosana de Araújo encontram no simbolismo uma maneira de expressar que, além do mundo aparente, há muito a desvendar.  

 

Oscar D´Ambrosio 

  • Facebook Clean